6 de junho de 2010

A comunicação para a unidade difundida pelo Movimento dos Focolares


O terceiro dia de Mariápolis foi marcado por um clima de família. Através dos momentos de canções e convivência na hora dos intervalos percebemos a alegria das pessoas em estarem vivendo nessa cidade de Maria.
Valéria Luz, focolarina de Teresina, apresentou aos mariapolitas a relação do Movimento dos Focolares com a comunicação que se estabelece em dois pontos. Primeiro, quanto ao objetivo da mídia, ou seja, “a finalidade do Movimento é ajudar a atuar aquilo que os nossos jovens definem o sonho de um Deus, isto é, o veemente pedido que Cristo fez ao Pai pouco antes de morrer: ‘Que todos sejam um’ e o objetivo da mídia é justamente ajudar os homens a conviverem entre si”, explicou.
Esse desejo de unidade sempre foi característica do Movimento dos Focolares desde os primeiros tempos, quando uma grande rede de cartas fazia circular entre todos os membros aquilo que Deus realizava em cada um pessoalmente, e essa ação de Deus crescia à medida que era comunicada.
Através de uma retrospectiva das mídias difundidas pelo movimento, Valéria ressaltou a revista Cidade Nova, periódico que tem por finalidade ser um jornal popular, que permite que todas as pessoas possam escrever, ou seja, pessoas cultas e simples; não tem formato luxuoso e reúne diversos escritores porque o que interessa é a verdade dita por amor ao bem comum e aos indivíduos. Hoje, Cidade Nova é publicada em 34 edições e 22 línguas. Ao lado dela, vieram à luz, ao longo dos anos, cerca de dez revistas destinadas aos diversos setores do Movimento.
O movimento dos Focolares propõe uma nova mídia baseada numa comunicação que enriquece e une a humanidade fundamentada em quatro princípios: na comunicação da vivência do evangelho, no fazer-se um, e que deve ressaltar o positivo e, principalmente considere o homem como centro do processo comunicacional e não o meio de comunicação, tendo a mídia como um instrumento para realizar um mundo mais unido.
A temática foi enriquecida por experiências de comunicadores do movimento que procuram desenvolver essa nova comunicação.

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