COMO TUDO COMEÇOU


«A mútua e continua caridade que torna possível a unidade e traz a presença de Jesus na coletividade, é, para as pessoas que fazem parte da Obra de Maria, a base de suas vidas em todos os seus aspectos: é a norma das normas, a premissa de qualquer outra regra». (Chiara Lubich)

Um episódio acontecido no dia 7 de dezembro marcou a minha vida para sempre. Entendi que Deus me queria toda para Ele. Trento, 1943: ruínas, escombros, mortos...Iniciava-se a minha divina aventura. Havia feito um pacto com Deus de não deixar a cidade em nenhuma circunstância. E naquele dia o bombardeio foi total, tive que me refugiar com minha a família nas colinas. Daquela noite lembro-me do céu estrelado e das lágrimas que caiam do meu rosto. No dia seguinte deveria deixar que meus pais seguissem sozinhos. Como dizer isso a eles? Lembrei-me de uma frase: “O Amor vence tudo”.

Na manhã seguinte segui sozinha para Trento e, no caminho, encontrei uma mulher enlouquecida pela dor que disse: “Quatro dos meus morreram”. Entendi que Deus, através daquela mulher, pedia-me para não parar na minha dor, mas abraçar a dor da humanidade.

Reencontrei-me um dia com minhas companheiras, num porão escuro de vela acesa e o evangelho nas mãos. Lemos a frase de Jesus: “Pai que todos sejam um”. Cada acontecimento nos toca profundamente. É clara a lição que Deus nos mostra com as circunstâncias, tudo é vaidade das vaidades, tudo passa... Ao mesmo tempo Deus coloca no meu coração e para todas nós, uma pergunta e, com ela, a resposta. Existirá um ideal que não morre, que nenhuma bomba possa destruir, ao qual possamos nos doar por completo?

Sim, Deus. Decidimos fazer de Deus o Ideal de nossa vida. Encontramos o Ideal pelo qual viver. Mas como colocá-lo em prática? O Evangelho responde: “nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade do Meu Pai, que está no Céu”.

E hoje, o Movimento dos Focolares está presente em mais de 180 países. Compartilham desse Ideal, pessoas de várias idades, homens e mulheres de diferentes raças e categorias sociais, um povo que continua a operar pelo advento desta nova hora da humanidade, em caminho rumo à Fraternidade Universal.