26 de junho de 2010

Construindo novas comunidades


Membros do Movimento dos Focolares das cidades de Coelho Neto/MA (Francisco e Maria José), Teresina/PI (Teresinha) e Caxias/MA (Mirtes) contaram aos mariapolitas como difundem o ideal da unidade na vida em comunidade.
Maria José que participa do movimento dos Focolares há muitos anos, dedica 10 dias das férias dela para as atividades da paróquia em Coelho Neto. Enquanto Francisco, também da cidade maranhense de Coelho Neto, falou da atividade de formação de jovens que procura desenvolver. Uma experiência centrada na construção das cidades, ou seja, os membros do movimento dos Focolares identificam quais as dificuldades das cidades, dos mais pobres, dos mais necessitados, os problemas da sociedade e procuram desenvolver atividades para resolvê-los de acordo com o potencial das pessoas que ali moram.
Na cidade de Caxias/MA, um município no qual muitas pessoas participam ativamente do ideal da unidade, alguns membros iniciaram, em 198, um trabalho de catequese e formação de famílias numa comunidade chamada Estiva.
Mirtes, que acompanha a atividade, contou que na época eram 20 famílias. Atualmente, são 40 através da qual o Ideal da unidade vai permeando e construindo uma comunidade renovada, um exemplo disso é que através da Associação de Moradores, todas as decisões são tomadas à luz de Jesus em meio. A escola da comunidade também apresenta uma nova estrutura, com professores graduados e fazendo pós-graduação que sempre se reúnem para ouvir o evangelho.
A Secretaria de Educação do município acredita no projeto de construção dessa nova comunidade e é parceira da escola apoiando a participação dos professores em congressos e na infraestrutura do local. Uma nova Igreja também está sendo construída na comunidade com a ajuda dos moradores numa experiência de fé e comunhão de bens.
Em Teresina/PI, Teresinha que se dedica há anos ao Ideal da Unidade, apresentou a prática do evangelho na comunidade Vila Lucy, localizada no bairro Parque Jurema. Juntamente com um pequeno grupo, analisaram a situação do bairro e com o apoio de uma médica, que trabalha no local e é membro do Movimento dos Focolares, decidiram acompanhar um trabalho de terapia com as mulheres da comunidade.
Aos poucos foram surgindo novas idéias que se aliaram a terapia como, por exemplo, oficinas de dança, material reciclado e música criando um relacionamento de unidade e família. E assim, também as adolescentes foram se integrando ao grupo.
São diversas situações analisadas e acompanhadas pelos membros do Movimento dos Focolares em parceria com profissionais das áreas social e da saúde que, acreditando na providência divina, vão construindo novos cenários nas comunidades em que atuam.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Um movimento muito bonito em busca da unidade! E vejo que muitos jovens estão integrados! Deus os abençoe e os fortaleça para que nada os faça esmorecer! Um final de semana abençoado! Bjks Tetê - Manancial

    ResponderExcluir