24 de junho de 2011

O retorno do homem a sua casa: a história de Dom Reinaldo


A história de Dom Reinaldo Pünder, bispo de Coroatá/MA, amigo do movimento dos Focolares, foi apresentada também nesta sexta-feira 24, segundo dia de Mariápolis. Um momento de emoção e reflexão sobre o desígnio de Deus sobre o homem.



Dom Reinaldo foi o primeiro bispo da Diocese de Coroatá/MA, onde permaneceu até os seus últimos dias de vida. Estimado pela profunda união com Deus, alegria e confiança, juntamente com D. Klaus Hemmerle e D. Acácio, foi um dos primeiros que acolheu o Ideal da Unidade do Movimento dos Focolares para a sua vida, permanecendo fiel. O seu lema era “Antes de tudo, o reino de Deus”.

Quando descobriu uma grave doença, um câncer no pâncreas, Dom Reinaldo refletiu sobre a morte como um descanso. “Não me senti ruim fisicamente com a revelação da doença, mas me comoveu profundamente pensar na morte, pois eu estava cansado e seu eu fosse para um lugar onde estivesse escrito 'descanse em paz', eu até acharia bom, mas eu não estava diante da morte e sim da vida, pois Jesus disse ‘eu sou o caminho, a verdade, e a vida’.


Dom Reinaldo que sempre sentiu a alegria da presença de Deus e da unidade, em uma das suas últimas conversas com representantes do movimento dos Focolares, através de um vídeo gravado em sua casa, expressou a sua certeza no Amor de Deus por cada pessoa. “A nossa vida tem um sentido e nós temos que colaborar para que o plano de Deus se realize, ficando contentes com tudo aquilo que Ele encarrega a gente de fazer, fazendo ou sofrendo, mas colaborando com isso”, expressou.

Integrantes do movimento dos Focolares contaram experiências de momentos ao lado de Dom Reinaldo, destacando como o seu modo de vida simples e cheio de iniciativas encantava a comunidade da diocese e todos aqueles que o conheciam. Um Bispo que amava o povo e entrava na cultura do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário