3 de junho de 2010


Chegou a tão esperada Mariápolis 2010. Depois de dias de preparação, reuniões, ensaios e retiros a comunidade do Focolares começa a respirar o clima sobrenatural da cidade. O evento reunirá cerca de trezentas pessoas dos estados do Piauí e Maranhão no período de 03 a 06/06, no Instituto de Educação Antonino Freire, localizado na Praça Firmina Sobreira s/n, em Teresina.
A Mariápolis, uma expressão italiana que significa cidade de Maria, é um espaço ecumênico de convivência de pessoas de todas as categorias sociais que juntos vivem como uma cidadezinha temporária, caracterizada pela prática do mandamento novo de Jesus: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’, norma central dos seus ensinamentos, que é assumida por todos os habitantes no qual durante quatro dias almoçam, dialogam, assistem a temáticas, vivem experiências de contato com Deus e com o próximo.
O evento é aberto a jovens e adultos, a partir dos 17 anos, interessados em fazer uma experiência de convivência fraterna, onde as diferenças servem para enriquecer os relacionamentos. Participam representantes do mundo civil e religioso, acadêmicos, operários, lavradores, donas de casa, políticos, empresários, enfim, todos são convidados a fazer essa experiência.
As primeiras Mariápolis foram realizadas nos anos de 1949 a 1959, no norte da Itália com participantes de vários países, inclusive do Brasil. A partir de 1964, o evento passou a ser realizado no Brasil, nas cidades de Recife e São Paulo. No Piauí, a Mariápolis se realiza há 25 anos.
Este ano, a temática da Mariápolis é a Comunicação para a Construção da Unidade. O Movimento dos Focolares se liga à mídia através da espiritualidade da unidade, vivida numa dimensão pessoal e comunitária, coletiva. Assim como os meios de comunicação de massa que injeta na humanidade uma tensão irrefreável que vai da complexidade à unidade, da fragmentação à busca de unidade, em tempo real.
O Movimento vê a mídia como "aliada", enquanto instrumento de unidade entre todos, instrumentos de transformação do mundo numa família, isto é, os seus integrantes encaram a mídia como colaboradora na construção da fraternidade universal, colocando em evidência o que é bom, convencidos de que é infinitamente mais construtivo evidenciar o bem e insistir sobre coisas boas e previsões positivas, do que focalizar só o negativo.

Um comentário:

  1. oiii! Muito obrigada por fazer circular essa amor tão grandioso! Fiquei muito feliz! Sou gen2 da reg. de Porto Alegre, do Norte do Paraná. Que saudades da silla, vcs tem um dom imenso aí! ah... recebi o recadinho para entrar no blog da Samar que conheci em Brasilia. Que legal, cm é importante usar os meios de comunicação para as coisas boas e para nos manter "entenados" na realidade de cada região ideal! obrigada mais uma vez. Marcinha

    ResponderExcluir